quarta-feira, 23 de março de 2011

Alexandria (Agora) FILME

             No filme Agora (Alexandria, para o Brasil) de Alejandro Amenábar, estrelado por Rachel Weisz, 2009, mostra a história da última grande filósofa e matemática da era Helenista, Hypatia (370? – 415 D.C Alexandria, Egito) defensora do pensamento livre e contra a crença cega. Hypatia era filha de um grande filósofo e matemático da época chamado Theon de Alexandria, e foi através dele que Hypatia desenvolveu o gosto pela ciência. O filme não mostra somente a história da filósofa, mas também a soberania das religiões e destruição da biblioteca de Alexandria, milhares de documentos foram queimados, informações que seriam valiosíssimas para a história da humanidade. As imagens mostradas no filme sobre um pouco de como foi à destruição da biblioteca, passando um sentimento de impotência e raiva, ver tantos anos de trabalho e pensamentos destruídos em questões de segundos por uma multidão de cristãos. Lembrando que o filme, claro como toda ficção fantasia um pouco a história, mas não deixa de ser um excelente filme. 


Vamos agora para um pouco de história Geral?


           Hypatia foi à primeira mulher matemática da história que se tem conhecimento, escreveu livros sobre geometria, álgebra e astronomia. Inventou o hidrômetro (aparelho que mede a densidade e velocidade dos fluidos) desenvolveu os primeiros conceitos sobre parábolas, hipérboles e elipse e publicou vários trabalhos sobre seções cônicas.
          Cirilo, o patriarca de Alexandria se deu conta da força que a mulher tinha entre os pagãos e estudiosos da época, conspirou e planejou a morte de Hypatia acusado-a de Ateísmo e bruxaria. Em março de 415 em meio à quaresma, foi torturada, apedrejada e brutamente assassinada em uma igreja e ali Hypatia foi esquartejada e seus membros atirados às chamas.
(nenhum dos trabalhos que Hypatia publicou, sobreviveram.)

5 comentários:

  1. Me parece muito interessante.

    Agora mesmo vou dar uma olhada *--*

    ResponderExcluir
  2. Muito legal...

    seguindo seu blog :)

    beijinhos

    http://rebucomcafe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. aDOREEI
    eSTOU SEGUINDO O SEU BLOG
    eSPERO QUE SIGA O MEU

    http://esmaltebrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah, meu Deus! Esperei por toda a minha vida este acontecimento!

    Agradeço a divulgação! Estou correndo a ver.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Sempre quando falam de Grécia Antiga, origens filosóficas e matemáticas, nós pensamos em homens. Eu nem sequer sabia da existência de Hepatya e achei muito legal saber que uma mulher contribuiu num ramo que antes era predominantemente masculino.
    Triste é saber a forma como ela morreu por ser diferente e por não ter deixado seu legado.

    Fiquei verdadeiramente interessada por esse filme.
    Estou seguindo.
    Beijos,
    http://naparededoquarto.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...